"Traduzindo o útil, o inútil e o incompreensível das coisas que você só vê no Japão."

Bebidas japonesas: café para tomar e brindes para colecionar

Não tenho dados que comprovem isso, mas difícilmente outro país supera o Japão na quantidade (e qualidade) de brindes oferecidos junto aos produtos encontrados nas lojas de conveniência e supermercados.

Portanto, inaugurando a série “brinde do dia”: café BOSS


Lata de BOSS Rainbow Mountain, e a miniatura do modelo Grasshopper (fabricado pela Tamiya)

A marca de café BOSS (Suntory), traz veículos em miniatura como presente para seus consumidores. Devidamente embalados e encaixados no topo das latas de alumínio, você pode optar por um veículo off-road (que acompanha as unidades do sabor Rainbow Mountain Blend), ou levar os mini-veículos de luxo, que vem junto com as latas da série “Iitoko Drip”, produzido com grãos selecionados de altíssima qualidade (segundo a fabricante).


Miniaturas de luxo para um café de luxo: à esquerda, modelo Celsior da Toyota, e a réplica da Limousine para quem comprar duas latas.

De acordo com alguns blogs japoneses, parece que a BOSS já faz esse tipo de promoção há algum tempo.
Foram disponibilizados 10 modelos diferentes de miniatura para cada sabor de café (Limousine são 5 tipos), e as latinhas custam 120 ienes cada.

Por Pablo Yuba às 01:30 de 05/05/2008

[ 1 comentários ]

Culinária Japonesa (?): sushi para apagar

Não é necessariamente uma novidade, mas serve como uma boa dica de presente para os amigos caso você venha ao Japão.


Conjunto de borrachas em forma de sushi (340 ienes)

Por menos de 400 ienes, você encontra estes conjuntos de borrachas em forma de sushi, que separadamente custam cerca de 60 ienes cada, basta escolher o seu “sabor” preferido. Estes foram comprados em uma das unidades da loja de departamentos Tokyu Hands.


Fora da embalagem (a tábua não apaga), e o “sushi” exercendo a sua real função

Agora, se comida japonesa não for seu forte, opte por um prato ocidental.


Opções para quem não é muito chegado em sushi

Confira:
- Site da fabricante destes produtos

Por Pablo Yuba às 09:49 de 03/05/2008

[ 3 comentários ]

Eletrônicos japoneses: ao gosto das patricinhas

No quesito “luxúria”, ou “excesso de capricho/frescura”, as patricinhas japonesas são imbatíveis.

É difícil identificar, mas o luminoso objeto da foto abaixo é um Nintendo DS Lite.


Nintendo DS Lite personalizado: exibicionismo, ou uma simples questão de gosto?

Tudo isso é obra da empresa K.I.N.G, que possui um site especializado na personalização de equipamentos portáteis, como o videogame citado acima, esqueiros e aparelhos de telefone celular (os preços variam entre 5 a 25 mil ienes).


Aparelho celular e outro Nintendo DS Lite personalizado pela K.I.N.G

Parece que estes produtos andam fazendo sucesso nas páginas da Koakuma Ageha, publicação especializada na divulgação do estilo patrcinha&cabaret-queen (sim, isso existe).

A expressão (informal) mais adequada para descrever este tipo de objeto é “Do-Hadê”(???), que significa algo como “absurdamente chamativo”.
[Fonte]

Por Pablo Yuba às 06:29 de 02/05/2008

[ 1 comentários ]

Estrelas da TV Japonesa: Christel Takigawa

Dando sequência às séries “não custa saber quem é”, e “a garota da capa”.

Os japoneses só dão o dia por terminado após o “boa noite” de Christel Takigawa.
A âncora dos telejornais noturnos da TV Fuji, é hoje uma figura extremamente popular no país.


A apresentadora Christel Takigawa na capa da Shukan Bunshun: edição especial Business

Filha de mãe japonesa com pai francês, a imagem de Christel é tão mitificada pela TV japonesa que ela possui até um ângulo exclusivo para ser filmada durante o programa. O “ângulo Christel” (lado esquerdo do rosto, 45 graus) foi utilizado inclusive para ilustrar a capa da edição especial da revista semanal Bunshun (Abr/2008).

Acredite, ela realmente chega a apresentar um programa inteiro nesse ângulo (para conferir, dê um Ctrl-C/Ctrl-V no nome “???????” em um site de compartilhamento de vídeos).

PS: estou enganado, ou ela lembra uma famosa âncora brasileira? Deve ser algum Padrão estético do jornalismo de madrugada…enfim

Por Pablo Yuba às 15:54 de 01/05/2008

[ 6 comentários ]

Anúncios: Japão e França, relação de 150 anos

O que você já sabe: 2008 é o ano do centenário da imigração japonesa ao Brasil.
O que talvez você não saiba: Japão e França comemoram 150 anos de amizade este ano…eu não fazia idéia.

Para celebrar este marco, alguns anúncios ligados ao tema foram espalhados pelos vagões da Yamanote Line, a principal linha de trem de Tokyo.


Anúncio da Perrier: Tokyo Tower, Torre Eiffel e uma aula básica de interpretação visual com as duas taças d´agua

O slogan da campanha é algo como “Japão e França: uma relação assim” ou “Japão e França: conectados desta maneira”, sendo todos os anúncios preenchidos por um símbolo de cada país. Nada muito original, mas achei interessante.
Abaixo, montagem com Matsushima (Ilha dos Pinheiros), que fica na província de Miyazaki, e a Ile des Pins (Ilha dos Pinheiros), que pertence à França.


Matsushima e Ile des Pins: ilha dos pinheiros em versão japonesa e francesa

Nota histórica: A assinatura do tratado de amizade e comércio com a França (09/out/1858), é um dos principais marcos do processo de abertura (forçada) do Japão para o mercado ocidental.

Mais informações no site oficial dos 150 anos de amizade entre França e Japão.

Por Pablo Yuba às 04:25 de 01/05/2008

[ 0 comentários ]

Junkfoods japoneses: Pocky sabor "Pudim Brasileiro"

Vez ou outra, as lojas de conveniência do Japão nos proporcionam algumas surpresas.


POCKY: original, e a versão limitada sabor “Pudim Brasileiro”

Pocky é um clássico entre os junkfoods japoneses. Lançado em 1965 pela Glico (mais detalhes, aqui), o produto conta com uma extensa lista de variações de sabor, dentre as quais podem ser destacadas versões de chá-verde, gergelim preto, e mais recentemente: Pudim Brasileiro.


Pretzels cobertos, um clássico entre os junkfoods japoneses

Confesso que não sabia que o pudim do Brasil era diferente do resto do mundo. Segundo as informações contidas na caixa do produto, os pretzels foram cobertos com creme de pudim (à base de leite-condensado), e finalizado com as listras sabor caramelo…por mim, tá aprovado.

Confira:
-Site oficial do Pocky

Por Pablo Yuba às 08:47 de 27/04/2008

[ 2 comentários ]

Japão e o Consumo: campeão de vendas da amazon

É sempre bom ficar atento aos produtos que fazem sucesso no Japão.

Logo mais eles podem fazer parte da sua “lista de desejos”…ou não.


O aparador de pêlos de nariz da National, campeão de vendas da Amazon japonesa

Segundo nota do jornal Mainichi, o produto mais vendido pela amazon japonesa (ranking semanal) na categoria “casa&cozinha”, é o aparador elétrico de pêlos de nariz, fabricado pela National (Panasonic).


Ilustração que demonstra o funcionamento e o uso do produto

O preço é de 3, 097 ienes(aprox. 50 reais)

Confira.

Por Pablo Yuba às 04:02 de 25/04/2008

[ 1 comentários ]

Refrigerantes do Japão: Fanta para chacoalhar

Subvertendo a principal regra dos bons bebedores de refrigerante em lata, “chacoalhar antes de beber” se tornou um pré-requisito para que você consiga apreciar a mais nova versão da Fanta lançada no Japão.


Nova Fanta, feita para chacoalhar antes de beber

Batizada de “Fanta - Furu furu shaker”, a bebida tem consistência gelatinosa, de modo que sem os devidos chacoalhões, nenhuma gota sai da lata. O nome do produto vem do verbo “furu” (??), que neste caso, significa “chacoalhar”.


Caminhão anúncio da Fanta circulando em Shibuya, Tokyo

Acima, foto de um caminhão-anúncio do novo produto, tirada em Shibuya por Mariana Spagnuolo (fotógrafa e designer da editora JBC de Tokyo).

Confira também:
-Site oficial da Fanta no Japão
-Alguns sabores diferentes: abacaxi e ???

Por Pablo Yuba às 14:37 de 22/04/2008

[ 2 comentários ]

Famosos (só) no Japão: Kanako Yanagihara

Dando início à série: “não custa saber quem é”

Em uma visita ao Japão, você vai se deparar com inúmeros anúncios, capas de revistas e comerciais de TV estrelados por algumas personalidades muito famosas dentro do país, mas que são pouco (às vezes muito pouco) reconhecidas no exterior. E no fim das contas, saber o nome e a profissão destas figuras pode ser indiferente para boa parte dos estrangeiros, mas não custa nada ter esse tipo de informação.


Kanako Yanagihara em anúncio do jogo “Let´s Tarot”, para NIntendo DS

A comediante Kanako Yanagihara se tornou conhecida ao aparecer na TV imitando/satirizando as vendedoras de roupas do bairro de Shibuya. Hoje ela é estrela de incontáveis campanhas publicitárias, e anuncia desde jogos de videogame até liquidação de eletroeletrônicos.


Yanagihara em banner para a loja de eletrônicos Sakuraya (Bairro de Ikebukuro)

Mesmo com seu porte avantajado (em relação à média das japonesas), Kanako possui uma pequena legião de fãs masculinos, e já vem sendo chamada por algumas colegas(*) de “a esperança das gordinhas”.

(*) as também comediantes do trio Morisanchu e Haruna (da dupla Harisenbon)


Caso queira conferir:
-Mais fotos no blog oficial dela
-Site da loja de eletrônicos, que realiza campanha estrelada por Yanagihara
-Video da apresentação da comediante no programa Bakusho Red Carpet(Fuji TV)

Por Pablo Yuba às 14:17 de 21/04/2008

[ 5 comentários ]

Jogos Portáteis: Game Boy faz 19 anos

Eu não fazia idéia, mas o jornal Nihon Keizai fez questão de lembrar: no dia 21 de Abril de 1989, era lançado o Game Boy.


Nota do jornal Nihon Keizai de 21 de Abril de 2008

No Japão, 20 é a idade da maioridade.
Mas no mundo dos videogames, 19 anos é tempo suficiente para que um aparelho se torne Hexavô, considerando que até chegar ao atual Nintendo DS Lite, passaram-se nada menos que oito gerações de consoles.

Por Pablo Yuba às 08:10 de 21/04/2008

[ 0 comentários ]

Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.

Nossos sites: Editora JBC  | Mangás JBC  | Henshin  | WCS Brasil  | Made in Japan  | Gambare!  | Tudo Bem