fechar
Galeria de Fotos
http://www.restaurantesjaponeses.com.br/

Livro ‘A Cor do Sabor’ mostra trabalho do chef Shin Koike

'O chef Shin prova que é possível fazer uma boa gastronomia japonesa com ingredientes brasileiros', diz autor


por Henrique Minatogawa
29.11.2012

Jo Takahashi e Shin Koike escrevem dedicatórias
Jo Takahashi e Shin Koike escrevem dedicatórias

O livro A Cor do Sabor: A Culinária Afetiva de Shin Koike teve evento de lançamento na terça-feira, 27 de novembro, na Livraria da Vila, em São Paulo.

Estiveram presentes o chef Shin Koike, o autor Jo Takahashi e o fotógrafo Tatewaki Nio, que escreveram dedicatórias e conversaram com os presentes.

“Faz 18 anos que cheguei ao Brasil. Desde 2007, quando abri o Aizomê, comecei uma fase nova na minha carreira. Aos poucos, o trabalho foi sendo reconhecido, e a filosofia do restaurante – de preparar uma comida japonesa autêntica e artesanal – está sendo valorizada. É muito emocionante ter um livro que mostre e divulgue essa filosofia”, contou o chef Shin Koike.

Jo Takahashi destaca a integração da técnica japonesa com elementos locais. “O chef Shin conseguiu provar que é possível fazer uma boa gastronomia japonesa com ingredientes brasileiros”, disse.

Capa do livroCapa do livro“Um bom exemplo está na própria capa do livro e na última capa. O chuchu virou um símbolo, não só da culinária do Shin, mas da apropriação criativa de um ingrediente exótico. A última capa mostra a conserva de chuchu em cachaça, ingredientes tipicamente brasileiros que viraram hit nos restaurantes Aizomê e Sakagura A1″, completou o autor.

Tatewaki Nio, fotógrafo japonês que vive no Brasil há 15 anos, privilegiou a naturalidade nas imagens. “Busquei captar o mais fielmente possível a forma como o chef Shin decora a comida, então eu não queria interferir na fotografia. Por exemplo, em muitos livros de gastronomia, há decoração ao redor do prato. Eu quero que os leitores observem apenas a decoração feita pelo Shin”, afirmou.

“Shin mostra que a verdadeira gastronomia japonesa está no “menos” (perto do sabor original dos ingredientes, sem molhos para maquiar). A culinária japonesa que está se popularizando peca pelo “mais” (rodízio com comida abundante e festivais)”, explica Jo.

Chamou a atenção dos presentes as dedicatórias escritas em japonês pelo chef. “Todos os japoneses estudam shodo [caligrafia tradicional japonesa] desde pequeno. Eu também estudei. Mas não sou praticante, embora goste muito”, disse Shin Koike.

Eatrip
A viagem, que aconteceu em outubro de 2011, é um dos destaques do livro.

A proposta foi combinar alta gastronomia a ecoturismo. Na ocasião, o chef Shin Koike preparou as refeições apenas com ingredientes locais.

“O Eatrip foi uma busca pelo sabor essencial de cada um dos ingredientes. Uma foto essencial no livro é o Shin orando pelo peixe que acabou de ser abatido. Uma gratidão à natureza e um compromisso de que estes ingredientes serão bem aproveitados, sem desperdício”, explicou Jo.

Para essa seção, Nio contou que não levou muitos equipamentos e aproveitou a luz natural para fotografar.

Sobre uma eventual nova edição, Jo é positivo. “É nossa intenção prosseguirmos com este projeto, pois mais e mais pessoas estão tendo uma visão mais consciente com relação à alimentação”, finalizou.

Clique em uma das imagens abaixo para visualizar a galeria

Fotografia: Henrique Minatogawa (exceto 9 e 10, conforme indicado)

Serviço

A Cor do Sabor – A Culinária Afetiva de Shin Koike
Autor: Jo Takahashi
Fotografia: Tatewaki Nio
Editora Melhoramentos, 2012

Veja também:
.: Arquivo: Leia entrevista com o chef Shin Koike

Encontre o restaurante de comida japonesa mais próximo de você
Voltar ao topo da página
Galeria de Fotos
Empresa japonesa faz curiosa recordação da gestação
Solteiros japoneses participam de encontro com máscaras
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag