fechar
Evento: Crise no Japão

Cartilha traz orientações sobre como evitar a contaminação radioativa

Principais cuidados referem-se à limpeza de objetos e higiene pessoal


por Redação Made in Japan
21.03.2011

Soldado verifica nível de radiação em aeronaveSoldado verifica nível de radiação em aeronaveA Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN), autarquia vinculada ao Ministério de Ciência e Tecnologia do Brasil, divulgou uma cartilha de orientação aos brasileiros residentes no Japão sobre como proceder em caso de elevação significativa do nível de radiação no país.

A cartilha explica que a elevação do nível de radiação só é percebida por equipamentos especiais, então é necessário ficar atento a meios de comunicação confiáveis e aos avisos das autoridades japonesas. Segundo o CNEN, “a quantidade de material radioativo é reduzida, e a radiação é menor que a recebida em procedimentos de medicina nuclear”. Assim, recomendam-se cuidados referentes a limpeza e higine pessoal, semelhantes aos adotados em relação à gripe tipo A (Influenza A H1N1, a “gripe suína”).

De acordo com o médico radiologista Yoon Seung Chang, do Hospital Israelita Albert Einstein, os primeiros sintomas de contaminação radioativa são náusea, vômito, tontura, febre, dor de cabeça e diarreia. Outros sintomas podem demorar mais para aparecer, como leucopenia (diminuição na contagem de glóbulos brancos no sangue), hemorragias, fadiga, distúrbios eletrolíticos (desequilíbrio de água e sais no corpo) e infecções. Em caso de suspeito de contaminação, a pessoa deve procurar imediatamente um hospital.

Confira, a seguir, as instruções divulgadas pelo CNEN para evitar que o material radioativo se acumule no corpo ou em objetos:

Como evitar contaminação das superfícies
· Caso seja fundamental sair à rua, use boné, guarda-chuva e capa. Ao chegar em casa, retire-os e isole-os em sacos plásticos.

· Não entre em casa com os calçados que usou na rua. Normalmente, o chão (gramados, calçadas e ruas) fica mais contaminado e, durante sua caminhada, a poeira radioativa pode aderir aos calçados e barra das calças. Ao tirá-los, antes de entrar em casa, você evita que essa radiação seja levada para dentro de sua residência.

· Não use dentro de casa, a vassoura, panos e pá de lixo que usou fora de casa. Reserve um local para colocar objetos potencialmente contaminados (tipicamente tapetes, panos de chão, sapatos e meias). Caso tenha certeza de que estejam contaminados, isole-os em sacos plásticos.

· Não ligue sistemas de ventilação de ar que tragam o ar de fora para dentro de casa. Em casos extremos, você pode “selar” as janelas e frestas com fita crepe para manter o ar da sua casa mais limpo que o de fora.

· Lave as mãos com frequência. Normalmente, água e sabão retiram a contaminação. Evite usar abrasivos, pois isso pode agravar a absorção de material radioativo pela pele. Tome um banho ao entrar em casa.

· Limpe seus pertences com água, sabão em pó ou vinagre. Normalmente isso é suficiente como primeira medida para retirar a contaminação. Lembre-se de usar luvas, avental e máscara para evitar que haja respingos para o seu corpo. Pense também se vale a pena descontaminar ou descartar o objeto.

· Objetos que são manuseados pela população podem ficar contaminados, por exemplo: dinheiro, maçanetas, apoios etc.

Como evitar que a contaminação entre no seu corpo
· As vias de ingresso no corpo são por inalação e ingestão.

· Evite levar as mãos à boca ou ao nariz.

· Lave as mãos e rosto com freqüência.

· Use máscara facial (dupla, e ligeiramente úmida é mais eficiente).

· Não beba água da chuva. Mantenha um bom estoque de água em garrafa na sua casa.

· Não beba nem bocheche com a água da torneira.

· Antes de abrir, lave bem os recipientes de água, leite, suco ou enlatados que possam ter ficado expostos ao tempo.

· Só consuma vegetais, pescados ou leite que tenham sido liberados pelas autoridades.

Clique aqui para obter mais informações do CNEN.

Cobertura completa: Crise no Japão
Voltar ao topo da página
Notícias
Consulado conclui segunda missão de retirada de brasileiros em Miyagi
Exames detectam radiação na água de nove províncias do Japão
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag