fechar
Culinária - Reportagens
http://www.restaurantesjaponeses.com.br/

Tempurá, delícia crocante

Japoneses incluíram o prato no cardápio no século 16; hoje é um dos pratos orientais mais conhecidos no Brasil


por Redação Made in Japan
26.12.2009
Tempurás de camarão e vegetais, feitos no restaurantes Tempura Ten
Tempurás de camarão e vegetais, feitos no restaurantes Tempura Ten

Em um país cuja preferência nacional é arroz e peixe cru, é difícil imaginar que alimentos fritos em óleo pudessem fazer parte do cadápio. Os japoneses, porém, mesclaram elementos de sua tradicional culinária aos legumes, peixes e frutos do mar que portugueses e alemães fritavam em grandes têmperas de aço no século 16 e criaram um prato cujo nome é uma referência ao utensílio, o tempura.

Chef do Tempura Ten prepara a especialidade da casaChef do Tempura Ten prepara a especialidade da casaPopular na Era Edo, o tempura começou a ser vendido nas ruas próximas à baía de Tokyo. Pescados do dia e legumes frescos envolvidos em massa levíssima e crocante eram saboreados assim que saiam das frigideiras.

Para completar o tempero, sal, limão ou ainda molho à base de shoyu e saquê. Não demorou para que o prato conquistasse o paladar dos nipônicos e surgissem casas especializadas no preparo dos tempurás em todo o arquipélago, os tempura-yas.

Essa herança européia com toques japoneses tem, em São Paulo, um representante à altura dos famosos tempura-yas de Osaka.

No restaurante Tempura Ten, o que poderia ser uma simples fritura ganha sabores e texturas delicadas, em um resultado divino ao paladar. Não por acaso, o nome da casa significa “paraíso” em japonês.

Pequeno e aconchegante, com capacidade para 18 pessoas, o Tempura Ten pode passar despercebido da maioria dos frequentadores do edifício onde está localizado, próximo à avenida Paulista.

Mas para quem entende de culinária, não. Prova disso é que o restaurante do japonês Masaomi Imai e sua esposa, Tiyoko, costuma receber a visita de chefs consagrados como Jun Sakamoto e Alex Atala.

No comando da têmpera ardente em óleo, Masaomi pacientemente prepara os empanados, fritos um a um. Chegam à mesa camarões cremosos e crocantes, lulas, aspargos, palmitos envoltos em folha de shissô, bardanas e legumes como pepino e abobrinha.

O peixe branco enrolado em shissô dissolve na boca. Além do molho tensuyu, ao qual se mistura gengibre e nabo ralados, a casa oferece sal importado do Japão para o tempero dos empanados. Também vem do arquipélago a farinha para massa (koromo), que leva água mineral.

A bebida ideal para acompanhar o tempura, recomenda dona Tiyoko, é o saquê gelado, vinhos secos ou sochu. Por fim, é servido o kakiague (legumes em tiras fritos todos juntos), missoshiru e chá verde.

Alguns lugares para experimentar o tempurá:
(clique nos links para obter mais informações)

Tempura Ten - São Paulo (SP)
Gô Restaurante Asiático - Curitiba (PR)
Kamikaze - Curitiba (PR)

Veja também:
.: Temakerias, a nova onda da culinária japonesa
.: Katsu, a milanesa japonesa
.: Curry, o arroz e feijão japonês
.: Lámen japonês vai muito além do miojo
.: Receita de temaki de chocolate
.: Negui toro, o recheio coringa da culinária japonesa

Encontre o restaurante de comida japonesa mais próximo de você
Voltar ao topo da página
Culinária - Reportagens
Flores de rabanete para pratos de sashimi
Tatuador de yakuza
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag