fechar
Moda - Reportagens

Os óculos que combinam com cada tipo de rosto nikkei

Saiba como escolher as armações que mais combinam com você


por Redação Made in Japan
27.07.2009
Para escolher o modelo de armação é preciso analisar o tom de pele, a cor do cabelo, o formato do rosto, do nariz e das sobrancelhas
Para escolher o modelo de armação é preciso analisar o tom de pele, a cor do cabelo, o formato do rosto, do nariz e das sobrancelhas

Hoje em dia, as grandes redes de ótica possuem consultores ópticos que sugerem modelos de óculos de acordo com cada cliente, observando o seu tom de pele, a cor do cabelo, o formato do rosto, do nariz e das sobrancelhas, e analisa também qual é o seu perfil e o que está procurando.

Exemplo disso é a Mitani Ótica, que possui dez lojas em São Paulo. A revista Made in Japan visitou uma de suas unidades e conversou com o consultor óptico Hércules Afonso de Souza Júnior, que analisou o perfil das estudantes Fernanda Naomi Nakamura e Jéssica Naoko Hiroyama e deu dicas preciosas para arrasarem no novo visual.

Armações para quem tem rosto triangular
Fernanda usa modelo que dá um ar mais casual ao lookFernanda usa modelo que dá um ar mais casual ao lookArmações arredondadas com as pontas externas levemente inclinadas levantam o olharArmações arredondadas com as pontas externas levemente inclinadas levantam o olharPor ter os traços do rosto mais pendentes para o formato triangular, Júnior sugeriu modelos com aros arredondados para Fernanda.

Na primeira foto, os óculos da marca Fendi, com os contornos dos aros em tons claros e as hastes transparentes e grossas, dão um ar mais clássico ao visual, mas sem perder a sua jovialidade.

Perfeito para as garotas que adoram usar modelitos no estilo casual chique. Como esse modelo permite um bom apoio nasal, ao sorrir os óculos não encostam nas maçãs do rosto, proporcionando estabilidade.

Já o segundo modelo, da Shiseido, é fabricado pensando especialmente no perfil das orientais. Ou seja, formato mais arredondado e menor para não “brigar” com as maçãs do rosto e com apoiadores adequados para proporcionar muito mais conforto. Como esse modelo é praticamente transparente e bem delicado, Fernanda ganha um ar mais descontraído e alegre.

Aliás, um detalhe: “os japoneses possuem as pálpebras um pouco caídas e, por isso, as armações arredondadas com as pontas externas levemente inclinadas para cima ficam melhores, pois conseguem levantar o olhar e o rosto fica mais jovial, com um ar mais leve”, ressalta Júnior.

Armações para quem tem rosto arredondado
Para rostos mais arredondados, uma dica é optar por formatos retangularesPara rostos mais arredondados, uma dica é optar por formatos retangularesAro em prata ajuda a dar leveza à pela claraAro em prata ajuda a dar leveza à pela claraJéssica possui o rosto mais arredondado, por isso, o consultor óptico escolheu modelos com formatos retangulares.

Na primeira foto, ela usa óculos da Victor Hugo, cuja cor da armação combina com o tom dos seus cabelos.

O modelo também confere um ar mais sério e introvertido. As hastes, bem largas, são as mais procuradas atualmente e fazem um desenho harmônico com o rosto.

Outra tendência são as hastes em cores claras. No caso de Jéssica, os óculos da Fendi, com as hastes brancas com um desenho sutil, fizeram um belo contraste, valorizando tanto o modelo quanto o tom de sua pele.

O aro, em prata, deu mais leveza ao rosto da estudante e deu também um ar mais alegre.

Nos dois casos, os modelos possuem aros mais estreitos na horizontal, fazendo com que as maçãs do rosto não encostem na base dos óculos.

Veja também:
.: Confira os estilos de tênis que os japoneses usam
.: Os calçados dos japoneses modernos
.: Óculos escuros com televisão

Voltar ao topo da página
Moda - Reportagens
Aprenda uma receita de trufa de chá verde
7° Festival Yosakoi Soran
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag