fechar
Galeria de Fotos

Maquiagem para olhos orientais

Quem disse que é difícil maquiar olhos de orientais? Basta treino e paciência. Confira o passo a passo elaborado por Telma Vatanabe


por Erika Omori
26.12.2008

Fotos: Caio Kenji

Nunca fui boa em fazer maquiagem. As poucas tentativas de ‘auto-maquiagem’ resultaram em visuais duvidosos, mais para Halloween do que para uma festa/balada.

Além disso, creditava a dificuldade em conseguir um bom resultado à genética, ou seja, a escassez da famosa dobrinha nos olhos.

Mal sabia eu que o problema estava em minhas mãos, ou melhor, na falta de habilidade com pincéis, sombras e afins. E a solução estava nas mãos de Telma Vatanabe, cabeleireira e uma das responsáveis pelas makes-up apresentadas nos eventos realizados pelo Soho Hair International.

Com experiência de duas décadas no salão, a profissional deu dicas e tirou algumas dúvidas para maquiar olhos orientais. Segundo Telma, não há restrições de cores para fazer uma make. Pode-se usar do dourado ao azul. “O importante é saber harmonizar as cores e claro, a ocasião”, informa.

Com ou sem dobrinha, uma dica valiosa é marcar bem o chamado côncavo, como um arco. “Quem não tem dobrinha deve reforçar mais o côncavo, fazer bem grande mesmo, caso contrário na hora de abrir o olho a sombra desaparece”, explica Telma. O côncavo também deve ser feito apenas com cores escuras, como preto, grafite ou marrom escuro.

Outra dica: quem tem rosto mais cheinho e quiser utilizar três tons de sombra, deve aplicar a cor mais clara no canto interno e a mais escura no canto externo dos olhos. Pessoas com rosto mais afilado devem fazer exatamente o contrário, para expandir o rosto.

De olho nas comemorações de fim de ano, solicitamos a Telma um visual para as festas que estão a caminho. Treine bastante em casa, e tenha sempre à mão demaquilante, algodão e hastes flexíveis. E não esqueça de proteger a roupa com uma toalha ou capa apropriada.

Voltar ao topo da página
Galeria de Fotos
Lámen, comida para o mundo
A vida no inverno japonês
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag