fechar
Turismo

Praia, natureza e sossego no Japão

A região formada pelas províncias de Hiroshima, Okayama, Shimane, Tottori e Yamaguchi é o lugar ideal para quem adora o clima interiorano


por Redação Made in Japan
15.07.2008

Katazoegahama é uma das belas praias da província de Yamaguchi

Relativamente afastada dos grandes centros urbanos do Japão, a região de Chugoku localiza-se na porção oeste da ilha de Honshu, a maior do Japão. Esta localização faz com que a maioria de suas cidades seja pacata, com traços rurais, favorecendo a preservação da natureza – e, é claro, das paisagens litorâneas. Das cem mais belas praias do Japão, 11 estão distribuídas entre as províncias de Hiroshima, Okayama, Shimane, Tottori e Yamaguchi.

A praia de Sakyu, em Tottori (Tottori), é um bom local para descansar. Um destaque são suas dunas

A província de Tottori é a que possui beleza mais peculiar. Uma das praias mais procuradas no verão é Hakuto, localizada na cidade de Tottori. Com rica vegetação e ótima estrutura para turistas, o local é recomendado para quem gosta de contemplar um belo pôr-do-sol.

Mas o principal destaque de Tottori são suas dunas, que possuem 16 quilômetros de extensão na região da praia de Sakyu. As dunas foram “esculpidas” pelos ventos do Mar do Japão, há cerca de 100 mil anos, quando cinzas do vulcão Daisen se misturaram à areia do rio Sendai. Em alguns pontos das dunas, as colinas chegam a 50 metros de altura, oferecendo uma visão espetacular do mar e do horizonte. Lá, é possível fazer passeios de cavalo ou camelo, além de praticar esportes como o paragliding e o ‘surfe de areia’.

Esportes também são o forte da praia de Shibukawa, na cidade de Tamano (Okayama). Com areia branca e paisagem exuberante, a praia é a mais famosa da província e também atrai diversos turistas de outras regiões do Japão. O local concentra praticantes de iatismo, surfe, windsurf, mergulho, entre outros esportes aquáticos.

A famosa ilha de Miyajima (Hiroshima) terá queima de fogos dia 14 de agosto

Em Hamada (Shimane), a costa de Iwami é a grande indicação para este verão. O destaque do local é o parque Iwami Seaside, que possui uma ampla área para camping e lazer, com barracas disponíveis para locação. A praia é considerada bastante segura para quem tem crianças.

Na parte mais urbana de Chugoku, a recomendação é a praia de Kenmin no Hama, em Kure (Hiroshima). Muito bem estruturado para turistas, o local possui duchas, vestiários e área para fazer piquenique. Outras atrações são um museu que explica como era feita a extração de sal no passado e um observatório noturno, em que é possível observar as estrelas com o uso de um telescópio.

Apesar de não possuir praias próprias para banho, na província de Hiroshima também é válido mencionar a bela ilha de Miyajima, ponto turístico famoso por possuir um portal de madeira (torii) dentro da água. No dia 14 de agosto, será feita a tradicional queima de fogos no local, um momento de rara beleza.

Dona das praias mais bonitas da região de Chugoku, a província de Yamaguchi possui diversas opções imperdíveis. Uma delas é a praia de Katazoegahama, em Suo Oshima-cho, que possui ótima estrutura para turistas, o que inclui amplo estacionamento, área própria para camping e espaço para diversas práticas esportivas. Na cidade de Hikari, as praias de Murozumi e Nijigahama também possuem áreas para camping e são muito procuradas por sua beleza natural e por favorecer a prática da pesca esportiva.

Por fim, destaca-se a praia de Doigahama, na cidade de Shimonoseki, apontada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das praias mais limpas do arquipélago. Com quiosques de alimentos, refeitório, lojas, espaços para churrasco, chuveiros e estacionamento para 700 carros, a praia é muito procurada por turistas de outras partes do arquipélago, incluindo surfistas e amantes do mergulho.

Voltar ao topo da página
Turismo
Homenagem à moda japonesa
Edição #130
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag