fechar
Entrevistas

Especial 100 anos de imigração: Decoração japonesa

O toque zen, que também proporciona aconchego e tranquilidade atrai pessoas que procuram um ambiente para relaxar, meditar e recarregar as energias


por Redação Made in Japan
20.06.2008


Erika Onodera, 29 anos, decoradora da loja Tsuruya no Futon

Futon, biombo, tatami, zabuton, chouchin, entre outros elementos compõem a clean decoração japonesa. Todos estes produtos podem ser encontrados em São Paulo, feitos de maneira artesanal ou semi-artesanal.

Depoimento

“Elementos da cultura japonesa estão presentes no meu dia-a-dia desde minha infância. Quando mexo com futon (acolchoado) e zabuton (almofada), lembro quando era criança.

Aqui no Brasil, minha bachan (avó) costurava zabuton de algodão cru e seda do bicho da seda. Sempre convivi em ambientes com toques orientais, com móveis baixos. Por isso houve uma identificação natural quando comecei a trabalhar com decoração de ambientes japoneses.

Além da questão cultural, aprecio a possibilidade de transformar um ambiente, proporcionando bem-estar para as pessoas, aproximação com a natureza, através de elementos naturais.

O Centenário aumentou ainda mais a procura por este tipo de decoração, que exerce uma fascinação”.

Voltar ao topo da página
Entrevistas
Especial 100 anos de imigração: Jiu-jitsu
Arte Underground em Londrina
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag