fechar
Turismo

Cidade subterrânea

Conheça os subterrâneos da capital japonesa, que ficam entre 20 e 50 metros de profundidade


por Yayoi Wada
06.01.2006
1208_cidade_galeria_shibuchika.jpg

Já é a quinta vez que moro no Japão. Sabia que a capital japonesa oferece maravilhas turísticas, belas paisagens, templos históricos e prédios ultramodernos. O que eu não imaginava, antes de começar a viver aqui, é que muitas coisas acontecem nos subterrâneos da cidade. Isso mesmo. A cerca de 20 metros ou chegando até os 50 metros de profundidade, existe uma cidade completa, com uma ampla gama de serviços que vai de floriculturas e restaurantes a banhos de águas termais e caixas eletrônicos. Os japoneses podem fazer quase tudo sem sair debaixo da terra.

1208_cidade_entrada.jpg

Para fazer esta reportagem, recebi a missão de passar um dia inteiro nos subterrâneos de Tokyo. Esses espaços interligam trens, metrôs e lojas de departamentos, e eu nunca tinha prestado atenção a sua existência. Achei que seria difícil passar tanto tempo no chikagai, que em português quer dizer “cidade subterrânea”.

1208_cidade_corredores.jpg
Nos corredores, estão dezenas de estandes que vendem de tudo

Acompanhada do fotógrafo Satoshi Hosoya, aceitei o desafio. Deixei a redação, localizada no bairro de Komagome, ao norte de Tokyo, e peguei a linha de trem circular Yamanote, rumo a Shibuya, uma das estações mais movimentadas da cidade. A estação tem ligação direta com o subterrâneo, e nem pus os pés na superfície. Nos dias chuvosos, essa é uma vantagem para quem não quer se molhar. Olhei em volta e não tive a menor impressão de estar debaixo da terra. Aliás, é fácil esquecer que se está a 20 metros de profundidade quando a atenção vai para a infinidade de lojas de todos os tipos situadas no local.

1208_cidade_compras.jpg

O comércio da galeria subterrânea de Shibuya, conhecida como Shibuchika, é muito parecido com as áreas comerciais dos bairros japoneses. Mas bem diferente dos modernos shopping centers.

1208_cidade_loja.jpg
Loja de produtos do piloto Ayrton Senna, ídolo dos japoneses, no chikagai Yaechika

Continuação - páginas: 1 2 3 4

Voltar ao topo da página
Turismo
Está servido?
Sumotoris, os pesos pesados do esporte
Made in JapanCopyright Editora JBC. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Editora JBC.
Editora JBC  | Mangás JBC  | Livros JBC  | Henshin!  | WCS - Brasil  | Restaurantes Japoneses  | Hashitag